Brand equity:  é de comer ou de passar no cabelo?

Brand equity é uma expressão muito conhecida na comunicação e no marketing. Ela retrata o valor que a marca possui perante os vários públicos. E esse valor não é necessariamente financeiro. Neste caso, o valor significa a importância e o que uma marca representa e/ou significa para um público. No entanto, o valor financeiro não é descartado também. Pois, logicamente, uma marca que possui uma boa visibilidade perante o público, também possuirá um valor financeiro mais alto, tendo em vista que ela será mais desejada.

O Brand equity tem sido explorado positivamente por inúmeras empresas nos meios digitais. Qualquer grande marca que conhecemos hoje está presente no meio digital e isso se tornou algo quase obrigatório para elas. Este valor de marca gera para as empresas ações muito positivas perante o público. O primeiro fator é o da mídia espontânea. Nesta situação, as pessoas que acreditarem na sua empresa e gostarem dela farão propaganda de graça e indicarão o produto somente pela influência que recebe dele. Outro fator é a criação do desejo perante aquela marca. Caso muitas pessoas estejam comentando sobre a marca e atribuem muito valor nela, o desejo de consumo irá aumentar. Isso vai ocorrer mesmo que em alguns casos o produto seja mais caro e com qualidade equivale ou inferior ao da concorrência.

Apple e Starbucks

Vejamos o exemplo da Apple e da Starbucks. Ambas são marcas que vendem muito mais seus nomes do que seus produtos. As pessoas estão mais preocupadas em ter algo da Apple e tomar algo da Starbucks, do que qual produto em si eles irão consumir. Portanto, ao se tratar da comunicação de uma empresa, notamos que ela é feita em etapas. A comunicação segue processos. Infelizmente o lucro pode não vir no mês seguinte de uma forma como esperado. Mas ele chegará no futuro de uma forma muito mais sólida e eficaz. Claro, se todas as etapas forem cumpridas.

Brand equity: é de comer ou de passar no cabelo?
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